Portal Jesus Consagrado.com - Site e Blogs

O BLOG DE MARIA BLOG PRODUZIDO PELO PORTAL JC.com

12 de setembro de 2012

Como Conviver Com Apelidos Chatos


Como Conviver Com Apelidos Chatos


Apelidos são divertidos para quem os inventa e para quem os recebe?

Há apelidos que são usados como forma de carinho, amizade.

Mas existem apelidos que podem gerar mágoas, desconforto, discriminação, este tipo de apelido pode interferir na aprendizagem e no convívio com os outros. A escola é o primeiro lugar onde se costuma dar apelidos aos outros, depois o trabalho, comunidades e etc.

Nem sempre o apelido conduz a algum problema emocional, porém, há aqueles que são embaraçosos e denigrem a pessoa como feioso, cabeção, dentuço, magrelo etc.

Neste caso ignorar é a melhor coisa a se fazer, pois se o apelido é dado com má intenção, o que mais as pessoas que o deram querem é aborrecer.

E o aborrecimento trás desconfiança, vingança, mágoa, desejo de revidar e nada disso é sentimento vindo de Deus.

A pessoa passa a ter mágoa daquele colega e começa gerar um clima ruim seja qual for o ambiente.

Existe um ditado popular que diz que “quem bate esquece, mas o que apanhou não!”; esse dito popular quer dizer que quando se ofende alguém é muito difícil conquistá-lo, a Bíblia também orienta: “O irmão ofendido é mais difícil de conquistar do que uma cidade forte; e as contendas são como ferrolhos dum palácio.” Pv: 18:19.

Existem pessoas que aproveitam oportunidades para colocar apelido nas outras uns para se divertirem e outras até mesmo por sentirem inveja querem ferir indiretamente traçando perfis maldosos. Se puder afaste-se das pessoas que sempre colocam você lá embaixo.

Faça amizades com pessoas que mereçam o seu amor e a sua amizade. Já que a regra é ficar na boa e ser feliz, um caminho legal é procurar a companhia de pessoas que realmente têm a ver com você, que demonstrem carinho especial pelos seus sentimentos e ideias.

A Bíblia diz: “Não faça amizade com pessoas grosseiras e violentas; você poderá pegar os seus maus costumes e depois não conseguirá livrar-se delas.” Pv 22: 24.25.

Para aqueles que gostam de colocar apelido que ferem os outros, fica a dica: Cuidado redobrado com as palavras e as atitudes que podem magoar a muitos!

A Bíblia diz: “Qualquer que aborrece a seu irmão é homicida. E vós sabeis que nenhum homicida tem permanecente nele a vida eterna.” I Jo 3:15.

Tenha atenção quanto às provocações, palavras erradas, pois as consequências são perigosas diante de Deus. O respeito, a moderação, a sabedoria no trato com o próximo previnem esse mal devastador. A Bíblia diz: “Segui a paz com todos” Hb: 12:14.

Cada pessoa é importante do jeito que ela é seja qual for sua condição social, raça, cor, etc. O homem costuma valorizar o exterior, mas Deus costuma ver coisas diferentes, Ele olha o nosso interior, a Bíblia diz: “Pois o homem vê o que está diante dos olhos, porém o Senhor olha para o coração”. I Sm:16:7

Quando alguém chamar você por algum apelido de mau gosto lembre-se que Deus te chama pelo nome, a Bíblia diz: “Mas agora, assim diz o Senhor que te criou, ó Jacó, e que te formou, ó Israel: Não temas, porque eu te remi; chamei-te pelo teu nome, tu és meu. Is 43:1”.


Fonte: http://geracaovida.com.br


Nenhum comentário :

Postar um comentário

Obrigado por fazer este comentário, felicidades. Marcelo.