Portal Jesus Consagrado.com - Site e Blogs

O BLOG DE MARIA BLOG PRODUZIDO PELO PORTAL JC.com

16 de fevereiro de 2015

RESPEITO E EDUCAÇÃO

 

foto

RESPEITO E EDUCAÇÃO

É comum observarmos as crianças porque esperamos que elas reproduzam os ensinamentos de seus progenitores e educadores.

É sabido também que nem sempre esses pequeninos retratam aquilo que lhes é ensinado, seja em suas casas ou escola, pois o mundo a sua volta às vezes fala mais alto e lhes ensina coisas muito atraentes e nem por isso, aproveitável.

Se bem que talvez isso seja apenas conjectura de uma postura ultrapassada em relação à educação e respeito para com o próximo, pois é evidente que na forma de expressão de muitas pessoas, as crianças devem ser livres e expressar seus pensamentos de forma que mais lhes agrade.

Não que eu seja contra essa liberdade de expressão, mas devemos ter um olhar mais avaliativo e questionador e especialmente em nossas crianças, sabendo que elas estão mais a mercê da sociedade com suas relações prejudiciais ao desenvolvimento intelectual e formativo desse ser que necessita de cuidado, carinho, atenção e amor, e isso caros pais é algo que está em vossas mãos, vós sois os formadores de caráter, depois, bem depois vem à escola como responsável pela educação desse mesmo ser.

É satisfatório notar os resultados de lições salutares, quando as crianças na ausência de adultos agem de acordo com aquilo que assimilaram na sua pouca idade.

É isso pode ser desde um pequeno gesto de cortesia como um bom dia, um levantar do assento (no ônibus) para uma pessoa idosa, num simples gesto em não jogar o papel de bala na rua ou até mesmo o simples fato de colaborar com aquela pessoa que cuida da limpeza da casa, juntando os brinquedos que possam estar espalhados.

Isso é respeito!

Respeito pela pessoa humana, respeito pelo próximo e respeito por si mesma!

Sem dúvida, são gestos que merece ser observados e apreciados pelos adultos.

Pois a meu ver não precisa que alguém viva repetindo para uma criança que ela deve respeitar o próximo, porque se ela foi educada para respeitar, ela é capaz de tomar decisão com autonomia.

Ações como essa demonstra que o respeito e a educação são exemplos compensadores e vale para a vida inteira.

Mas se a criança desde sua mais tenra idade observa dia-a-dia os adultos jogarem lixo na rua, ouvir música no último volume, um gritando para que o outro ouça xingamentos, palavrões e inúmeras coisas que acontecem por ai, ela dificilmente saberá viver o respeito mútuo com dignidade necessária.

Ou será que você nunca imaginou como seria uma sociedade conduzida, naturalmente, pelo respeito mútuo?

Que seria um mundo muito melhor e ideal para se viver isso não resta a menor dúvida...

Não haveria a menor necessidade de inúmeras filas, de pessoas fumando ao seu lado, de gritaria para ser ouvido, nem de você ouvir músicas que não te agrada, mas que você se obriga a ouvir devido ao volume no máximo,...

Oxalá que a sociedade respeite os direitos fundamentais e básicos de cada pessoa, assim poderia ter uma sociedade mais consciente de seu papel para solucionar os inúmeros problemas sociais que aflige a maioria das pessoas.

Reflitamos sobre isso e façamos a nossa parte para que essa sociedade seja um dia um lugar melhor para vivermos.

Sonia Souza

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Obrigado por fazer este comentário, felicidades. Marcelo.