Portal Jesus Consagrado.com - Site e Blogs

O BLOG DE MARIA BLOG PRODUZIDO PELO PORTAL JC.com

25 de novembro de 2012

ABERTURA OFICIAL DO ENCONTRO ANUAL DO CULTIVANDO ÁGUA BOA (CAB+10) O CAMINHO ADIANTE


ABERTURA OFICIAL DO ENCONTRO ANUAL DO
CULTIVANDO ÁGUA BOA (CAB+10) O CAMINHO ADIANTE






O Diretor de Coordenação e Meio Ambiente da Itaipu Binacional Nelton Friedrich iniciou na quinta-feira (22) a solenidade de Abertura do CAB +10, fazendo uma retrospectiva da caminhada que foi desenvolvida pelo Programa Cultivando Água Boa durante esta década.

Ele relatou sobre as atividades desenvolvidas junto:

- As Comunidades indígenas, que conta com 260 famílias inclusas
- O Projeto de Aquicultura, assistida pelo CAB com 840 pescadores
- O trabalho de Plantas Medicinais com 144 espécies preservadas e cultivadas com mais de 200 mil pessoas beneficiadas, direta e indiretamente.
- O Desenvolvimento Sustentável e a Valorização do Patrimônio, associado a um grande projeto de coleta solidária, rumo ao desenvolvimento e sustentabilidade, onde os colaboradores são beneficiados.

O evento aconteceu no Centro de Convenções do Hotel Rafain Palace, em Foz do Iguaçu. O Cultivando Água Boa (CAB), já reconhecido internacionalmente como modelo de gestão ambiental inovador, é desenvolvido pela Itaipu Binacional, a maior hidrelétrica do mundo em geração de energia limpa e renovável do planeta, e diversos parceiros, entre prefeituras, empresas, organizações não governamentais e a comunidade em geral.



REPRESENTANTES NACIONAIS E INTERNACIONAIS MARCAM PRESENÇA NO CAB + 10


Logo após a abertura oficial do CAB + 10 – O CAMINHO ADIANTE, foi formado a mesa de honra composta por autoridades nacionais e internacionais, representantes da BP3 – Bacia do Paraná 3, do governo estadual e federal, indígenas, grupos de serviços e parceiros do CAB.




O diretor geral da Itaipu Binacional Jorge Samek saudou a todos os participantes e a mesa de honra ressaltando a importância fundamental da parceira com os municípios da BP3, através dos prefeitos eleitos e reeleitos.





LEONARDO BOFF É HOMENAGEADO NO CAB + 10

Leonardo Boff Teólogo e Filósofo foi homenageado na abertura do CAB + 10, recebendo um painel especialmente produzido em sua homenagem.

Ele é fundador e Presidente de honra do Centro de Defesa dos Direitos Humanos de Petrópolis ajudou a formar uma ecoteologia da libertação e foi um dos redatores da Carta da Terra.

Boff ressaltou que os dez anos do Programa Cultivando Água Boa, significam que a combinação de dois paradigmas fundamentais do pensamento ecológico, o cuidado e a sustentabilidade são realizáveis.




PALESTRA MAGNA COM O JORNALISTA ANDRÉ TRIGUEIRO ALERTA PARA RISCO DE COLAPSO

É cada vez mais iminente o risco de falência dos ecossistemas que garantem água potável, terra fértil e ar puro. São tantas as evidências que o jornalista André Trigueiro é taxativo: “Estamos nos dirigindo rumo ao colapso”. Trigueiro apresentou a palestra magna da abertura do Encontro Cultivando Água Boa +10.

O jornalista, que se especializou na temática da sustentabilidade e também é autor de livros sobre o assunto, abriu sua explanação citando alguns trechos da obra “Colapso – como as sociedades escolhem o fracasso ou o sucesso”, do norte-americano Jared Diamond, vencedor do Prêmio Pulitzer.

Porém, apesar dos dados preocupantes, Trigueiro não é pessimista e prega um uso apropriado de dois recursos naturais não renováveis (o tempo e a energia humana) para reverter esse quadro. Ele defendeu o papel do jornalismo como ferramenta de mudança, não só mostrando o lado violento e 'feio' do mundo, mas também as boas iniciativas.
E enalteceu o “casamento” entre ciência, filosofia, espiritualidade e ambientalismo, cujo padrinho é Leonardo Boff, como uma abordagem necessária para esse enfrentamento, a exemplo do que é feito na Bacia do Paraná 3. “Iniciativas como o Cultivando Água Boa precisam replicar-se de modo viral em todo o mundo”, disse o jornalista.





PREFEITO DE SÃO JOSÉ DAS PALMEIRAS PRESENTE NO CAB+10

Brum, prefeito de São José das Palmeiras, junto com Quirino Kesler – Diretor do Meio Ambiente, e demais representantes do município também estiveram presentes para prestigiarem o CAB+10.









HINO BRASILEIRO FOI ENTOADO NA LÍNGUA PORTUGUESA E GUARANI NO CAB+10

Durante a solenidade foi executado o Hino Nacional Brasileiro e o Hino Nacional do Paraguai, pelo violonista Robson Miguel, que encantou o público presente.










CONFIRA AS FOTOS DO PRIMEIRO DIA EM NOSSO SITE (CLIQUE AQUI)


SITE E BLOGS SÃO JOSÉ

www.cidadesaojose.com.br
http://saojosedaspalmeiras.blogspot.com.br/
http://cidadesaojose.blogspot.com.br/
http://saojosedaspalmeiras.blogfacil.net/


Nenhum comentário :

Postar um comentário

Obrigado por fazer este comentário, felicidades. Marcelo.