Portal Jesus Consagrado.com - Site e Blogs

O BLOG DE MARIA BLOG PRODUZIDO PELO PORTAL JC.com

14 de novembro de 2012

SAIBA TER BOAS MANEIRAS AO USAR O CELULAR EM PÚBLICO


SAIBA TER BOAS MANEIRAS
AO USAR O CELULAR EM PÚBLICO


A má educação quanto ao uso de tecnologia móvel de comunicação tornou-se uma verdadeira epidemia. Quem não se incomoda com alguém que saca o celular num ônibus e começa a desfilar em alto e bom som assuntos desagradáveis, ou que em nada interessam aos demais passageiros?

E pior: quando é no cinema, numa palestra, numa peça teatral ou em algum outro evento que exija atenção da platéia e algum grosseiro ou grosseira atende a uma ligação como se estivesse na sala de sua casa, sem a menor consideração pelas outras pessoas que estão ali por um motivo que não é saber da vida do “sem noção”? O pior de tudo é que essas pessoas simplesmente não estão “nem aí” para o respeito e a educação. Em mãos erradas, o celular virou uma praga moderna.

Quando o assunto é o uso dessa tecnologia por jovens e adolescentes, piora. Além de essa parcela da população não desgrudar do aparelho, parece que não foi informada sobre a etiqueta, a fim de não ferir o respeito pelo semelhante. Ou foi, mas simplesmente não dá à mínima.

Quem nasceu a partir dos anos 90, cresceu cercado de tecnologia sem perceber. Essas pessoas praticamente já nasceram usando os smartphones, notebooks, tablets e videogames de última geração com uma naturalidade que ainda espanta os mais velhos. Hoje, o jovem acha que é obrigado a estar conectado 24 horas por dia. Aí entra a que está sendo chamada “etiqueta móvel’ no uso desses aparelhos. Crianças, adolescentes e jovens não pensam duas vezes ao usarem o celular em plena sala de aula, tanto para mandar mensagens de texto quanto para falar. Se um professor pede para desligar o aparelho, já é acusado de tirano pelos alunos, que não entendem que estão ali para estudar. Mas a etiqueta móvel é ensinada onde? Na escola ou em casa?

É uma grande falta de ética, pessoas que atentem o celular e chamam a atenção falando alto e dando gargalhadas em público. Isso é falta de bom senso e de educação. Ninguém está disposto a ficar ouvindo assuntos alheios.

Saiba ter boas maneiras ao usar o celular em público.

Evite ouvir música no celular em alto volume. Use sempre o fone de ouvido.

Se você tem assunto urgente a tratar por celular, procure um canto que seja ao máximo longe das outras pessoas e fale em baixo tom para não perturbar os ouvintes.

Se estiver em ônibus, restaurante, peça teatral, cinema ou em algum outro evento que exija atenção da platéia, só faça ligação se for de extrema urgência, deixe o celular em vibracall e se tocar, atenda em um tom baixo e não prolongue a conversa. Se não for importante ou uma urgência, seja rápido.

No transito, evite fazer ligação ou atender, pois um descuido ou desatenção pode causar um acidente.

Deixe para bater papo com os amigos, parentes e pôr em dia o assunto, quando você estiver em casa, de preferência no seu quarto.

Na sala de aula ou no trabalho, deixe em modo vibracall, não faça ligação e se alguém ligar no meio da aula ou do trabalho, não atenda. Durante o intervalo você retorna a ligação.

Se for mãe, pai, ou filho, peça licença e atenda fora da sala. Para um pai, mãe ou filho, ligar sabendo que você esta na aula ou no trabalho, pode ser uma emergência.

Evite comentar a vida das outras pessoas no celular. Isso é muito desagradável. Um dia eu estava em um ônibus e ouvi em alto tom, uma jovem indiscreta, falar mal de outra pessoa. Às vezes, por coincidência, pode ter alguém que conheça a vítima e ouvir a conversa. Isso pode gerar um julgamento precoce. Isso é horrível.

O celular é uma boa companhia e ajuda muito a resolver assuntos que às vezes você não pode resolver pessoalmente com a pessoa em um momento emergente. Ajuda a matar a saudade de quem está distante, seja amigo, parente, ou da pessoa amada. Só o fato de ouvir a voz, é muito satisfatório e agradável. Faça bom proveito, sem perturbar os que estão ao seu redor com assuntos desagradáveis.


Nenhum comentário :

Postar um comentário

Obrigado por fazer este comentário, felicidades. Marcelo.