Portal Jesus Consagrado.com - Site e Blogs

O BLOG DE MARIA BLOG PRODUZIDO PELO PORTAL JC.com

19 de outubro de 2012

Saúde Reforça Ações de Prevenção ao Câncer de Mama.


Saúde Reforça Ações de Prevenção

ao Câncer de Mama.


Desde o lançamento da campanha Outubro Rosa, que aconteceu durante a primeira semana deste mês de outubro em São José, as pessoas vêm observando a participação ativa dos segmentos sociais empenhados pela conscientização contra os riscos da doença de câncer.

Dentro das atividades da campanha Outubro Rosa, a equipe da Secretaria Municipal da Saúde, realizou na manhã da última terça-feira, dia 16 na praça central, atividades de prevenção do câncer de mama, como entrega de panfletos, laços cor de rosa e agendamento de mamografias para mulheres acima de 40 anos.

Circulando pela cidade é possível identificar vários cartazes destacando a mensagem sobre a importância da prevenção contra a doença, nas vitrines de lojas, e outros estabelecimentos.

Segundo informações da enfermeira responsável pelo Centro de Saúde, Vanderléia Bonfim Cardoso, as mulheres que ainda não fizeram a mamografia durante este ano, poderão se dirigir ao Centro de Saúde para o agendamento da mesma, das 8 horas às 12 horas e das 13h30min às 17 horas, levando em mãos a Identidade e o Cartão SUS.


Outubro Rosa


É Outubro Rosa no Mundo Inteiro

Outubro Rosa é um movimento internacional de mobilização contra o câncer de mama. Surgiu em 1997 nos Estados Unidos. Desde então, são realizadas ações no mundo inteiro com o objetivo de conscientizar as pessoas em relação à prevenção do câncer de mama pelo diagnóstico precoce e o tratamento imediato, evitando mortes pela doença.

O Laço Rosa


O laço cor de rosa é um símbolo mundial de solidariedade, comprometimento e mobilização em torno da luta contra o câncer de mama. O Paraná está adotando o laço em formato do símbolo do infinito, para lembrar às mulheres que a prevenção é um cuidado que não para.


Câncer de Mama


O que é câncer de mama?


É o crescimento desordenado (maligno) de células da mama que invadem os tecidos e órgãos, podendo espalhar-se para outras regiões do corpo (metástase). O câncer de mama é o mais freqüente e uma das principais causas de morte em mulheres.


Principais Sintomas


O câncer de mama não dói. Se você perceber algum destes sintomas procure seu médico.

Aparecimento de um nódulo na mama ou axila;

Alteração na forma ou tamanho da mama;

Alteração no aspecto da pele da mama ou do mamilo;

Saída de secreção pelo mamilo.


Fatores de risco

Ter mais de 50 anos;

Maternidade tardia;

Tratamento com hormônios femininos;

Histórico famílias;

Uso de álcool e fumo.


O Cuidado

Prevenção e Diagnóstico Precoce


É possível diminuir o risco de a mulher apresentar o câncer de mama durante a sua vida por meio da adoção de hábitos saudáveis de vida, como:

Alimentação saudável;

Atividade física;

Controle de peso corporal;

Não consumir bebida alcoólica e cigarro.


Quanto mais cedo for diagnosticada qualquer alteração nas mamas maios a possibilidade de cura. O exame clínico das mamas e mamografia são formas de fazer a detecção precoce.

O exame clínico das mamas deve ser realizado anualmente por profissional de saúde.


O que é mamografia?


A mamografia é um exame de raios-X da área das mamas realizado num aparelho apropriado chamado mamógrafo. O exame permite descobrir tumores bem pequenos ou sinais radiográficos como a micro calcificação que identifica lesões precoces.

O auto-estame pode diagnosticar o câncer de mama precocemente?


Esse exame é importante, mas, muitas vezes, tumores em fase inicial não são palpáveis e é exatamente nessa fase que há grande chance de cura. É importante que a mulher conheça seu corpo e identifique sinais de mudanças nas mamas, mas também é essencial fazer a mamografia regularmente.


Quem deve fazer mamografia?

As evidências mostram que o melhor benefício da mamografia de rastreamento é para mulheres com idade entre 50 e 69 anos, com intervalo máximo de dois anos entre os exames. Tem como objetivo o monitoramento das mulheres saudáveis, com a realização de exames regulares a fim de diagnosticar precocemente possíveis casos da doença e diminuir a taxa de mortalidade na faixa etária de maior risco e incidência.

Já as mulheres consideradas de risco, conforme história familiar deve começar a fazer o exame a partir dos 35 anos, seguindo a orientação do médico. Portanto, a avaliação clinica realizada pelo profissional de saúde, é muito importante para decidir o início e o intervalo da realização dos exames de mamografia.

A compressão da mama durante o exame é realmente necessária?

Sim, a compressão da mama é muito importante para fornecer ao médico uma imagem com qualidade adequada. A compressão deve trazer apenas um ligeiro desconforto durante o exame, mas deve ser encarada pela mulher como um benefício para o diagnóstico.


PROCURE A EQUIPE DE SAÚDE PARA FAZER O EXAME DA MAMA. ELA INDICARÁ QUANDO E COMO REALIZAR A MAMOGRAFIA.

NÃO É NECESSÁRIO TER SINAIS OU SINTOMAS PARA FAZER A MAMOGRAFIA

O DIAGNÓSTICO PRECOCE DO CÂNCER DE MAMA AUMENTA A POSSIBILIDADE DE CURA






O DIA ROSA EM SÃO JOSÉ













Nenhum comentário :

Postar um comentário

Obrigado por fazer este comentário, felicidades. Marcelo.