Portal Jesus Consagrado.com - Site e Blogs

O BLOG DE MARIA BLOG PRODUZIDO PELO PORTAL JC.com

23 de maio de 2013

COMO IDENTIFICAR SINAIS QUE PODEM INDICAR QUE UMA CRIANÇA SOFREU ABUSO SEXUAL

COMO IDENTIFICAR SINAIS QUE PODEM INDICAR QUE UMA CRIANÇA SOFREU ABUSO SEXUAL

Crianças que foram abusadas sexualmente sofrem mudanças em seu comportamento como agressividade, dificuldades de relacionamento e isolamento. Entretanto, esses sintomas podem significar qualquer tipo de violência sofrida na infância. Por isso, especialistas alertam que os pais precisam ficar atentos a um conjunto de outros sinais, como gestos, brincadeiras e desenhos, para saber se seus filhos estão sofrendo algum tipo de violência.

Crianças que sofrem qualquer violência, seja abuso sexual ou não, terão consequências em várias áreas de seu desenvolvimento, acarretando alterações de comportamento na escola, na família e na comunidade.

Os sintomas que indicam a violência são: insônia falta ou excesso de sono, medo aparentemente infundado, pesadelos, tremores noturnos, ganho ou perda de peso, agressividade e atitudes como morder, chutar, gritar e chorar.

Além disso, as crianças podem expressar intolerância com colegas de escola e com pessoas da comunidade, ter dificuldades de concentração, aprendizado e de relacionamento. Em alguns casos, as crianças extrovertidas podem ficar mais caladas, e vice-versa. Mas é preciso ficar atento: esses sinais não indicam que a criança sofreu um abuso sexual, mas, sim, um sintoma de qualquer violência ou distúrbio que ela vivenciou.

Para descobrir realmente o que acontece com seus filhos, a dica é ficar atento a seus gestos e desenhos. Como a linguagem da criança não é tão verbal vale a pena prestar atenção no comportamento, nas brincadeiras, em jogos e desenhos, porque é comum o isolamento. É nessas situações de isolamento que ela pode manifestar o abuso.

Além disso, alguns sinais mais graves podem indicar um abuso sexual. Algumas crianças chegam a desenhar a genitália do abusador, como imagens de homens com o pênis ereto e com pelos pubianos.

E mais: há crianças que começam a sentir medo de adultos de um sexo específico. Isso mostra que ela perdeu a confiança nos mais velhos. Existem ainda casos em que crianças tiram suas roupas e até se masturbam.

Mas sempre fique atento, pois um sinal isolado não quer dizer muita coisa e tem que ser pensado em conjunto. Caso seja concretizado, denuncie!

 

Fonte: http://www.novasdodia.com/como-identificar-sinais-que-podem-indicar-que-uma-crianca-sofreu-abuso-sexual/

 

PORTAL SÃO JOSÉ
SITE E BLOGS
www.cidadesaojose.com.br
saojosedaspalmeiras.blogspot.com.br   cidadesaojose.blogspot.com.br
jesusconsagrado.blogspot.com.br   saojosedaspalmeiras.blogfacil.net



Nenhum comentário :

Postar um comentário

Obrigado por fazer este comentário, felicidades. Marcelo.