Portal Jesus Consagrado.com - Site e Blogs

O BLOG DE MARIA BLOG PRODUZIDO PELO PORTAL JC.com

4 de maio de 2012

Dicas de alimentos na menopausa




Dicas de alimentos na menopausa

É por volta dos 50 anos de idade que o corpo da mulher começa fechar a ‘fábrica da fertilidade’, ou seja, nesta fase da vida os ovários vão parcialmente cada vez mais produzindo menores quantidades de estrogênio e progesterona até que em certo período, param de funcionar.

Com a chegada da menopausa, é preciso que a mulher procure se adaptar ao novo estilo de vida de seu organismo, principalmente em relação à alimentação, sendo que para manter o corpo em forma e assim evitar o ganho de peso é necessário ter uma alimentação equilibrada para amenizar os sintomas da menopausa, os quais provocam grande desconforto.

Desta forma, entre as principais dicas para que a mulher deve ter durante a menopausa é a alimentação, e quanto à alimentação, a mulher deverá passar a ingerir alimentos específicos para suprir a ausência de cálcio devido à diminuição da produção de estrogênio.

Assim, a dieta durante a menopausa deve conter uma grande variedade de alimentos fontes de cálcio e evitar alimentos ricos em sódio. Portanto, é indicado à ingestão moderada de salgados e abusar dos derivados do leite, peixes, brócolis, couve, nabo, acelga e queijos brancos.

Com o fim da menstruação, a perda de ferro do organismo sofre certa redução, por este motivo, as mulheres com mais de 50 anos devem reduzir a ingestão de alimentos ricos em ferro, como carne vermelha, e assim optar pelas carnes brancas.

Outra dica de grande importância é procurar alimentos fontes de fibras e sem gorduras vegetais, como por exemplo, os derivados da soja, azeite de oliva, linhaça, e alguns grãos, como feijão e lentilha, os quais são os melhores aliados da mulher durante a menopausa.

Além disso, em relação às dicas alimentares durante a menopausa ainda é válido destacar os alimentos diuréticos, verduras e frutas, enquanto o café, alimentos estimulantes, refrigerantes e bebidas alcoólicas devem ser evitados, pois tende causar irritabilidade, insônia, ansiedade e ainda dificultam a absorção do cálcio, resultando no enfraquecimento dos ossos.


Nenhum comentário :

Postar um comentário

Obrigado por fazer este comentário, felicidades. Marcelo.