Portal Jesus Consagrado.com - Site e Blogs

O BLOG DE MARIA BLOG PRODUZIDO PELO PORTAL JC.com

6 de maio de 2012

A preservação da Água é algo importante para nossas vidas




Uma das perspectivas sobre o futuro da humanidade diz que, assim como o homem já luta por petróleo, haverá o dia em que também travará embates pela água.

Segundo as estimativas de um Fórum Mundial sobre a Água, realizado no México, já em 2025 3 bilhões de pessoas irão viver em países com conflito por falta de água: serão as regiões mais secas do mundo.•.

Chegar a essa conta não foi muito difícil. Desde 1950, o uso da água multiplicou-se três vezes e são inúmeros os procedimentos em que é necessário o uso do líquido. Entretanto, mesmo a Terra sendo conhecida como o Planeta Água, tendo 2/3 de sua superfície coberta por ela, apenas 1% de sua vastidão azul é disponível para o consumo humano.•.

De acordo com as regiões do mundo, os números são ainda mais preocupantes: na África 230 milhões de africanos sofrerão pela escassez de água em 2025. Na última década, o continente sofreu um terço das catástrofes mundiais causadas pela água ou pela sua carência, que afetaram 135 milhões de pessoas.

Na América do Norte, existe a maior rede de abastecimento, entretanto, 49% da água é usada somente na agricultura e a região apresenta um dos maiores níveis de poluição dos rios. Na Europa, outro índice alarmante: 40% da água transportada se perdem no sistema de distribuição.

A América do Sul, apesar da riqueza hídrica, possui 2/3 de seu território classificados como zonas áridas, e o nordeste do Brasil é umas das principais.

Na Ásia, o continente mais populoso do mundo tem 86% da água destinada à agricultura, sendo a média mundial de 71%. Apenas 6% são destinados ao consumo doméstico.

A poluição também é um agravante: Um terço da população da região, que representa 58% da mundial, não desfruta de saneamento básico e o esgoto acaba poluindo rios, nascentes e oceanos.•
.
Assim como outros recursos, campanhas para a preservação da água tornaram-se ferramentas importantes na garantia da manutenção da vida para as próximas décadas e séculos. Entretanto, enquanto você lê o este artigo, 10 pessoas do seu bairro estão lavando os carros em suas calçadas e até mesmo o seu filho pode estar escovando os dentes com a torneira aberta.


Nenhum comentário :

Postar um comentário

Obrigado por fazer este comentário, felicidades. Marcelo.