Portal Jesus Consagrado.com - Site e Blogs

O BLOG DE MARIA BLOG PRODUZIDO PELO PORTAL JC.com

11 de abril de 2012

Acompanhamento na gestação das adolescentes



Acompanhamento na gestação das adolescentes

A gravidez na adolescência está cada vez mais precoce no Brasil. Esse é um problema que deve ser resolvido, pois geralmente os adolescentes não pensam nas conseqüências que isso pode trazer. A gravidez de um adolescente é mais difícil do que há de um jovem, pois não tem noção das conseqüências, não sabem o que fazer, entre outros fatores prejudiciais.
Muitas vezes a adolescente não é responsável com si mesma, e nem com a vida de outra pessoa, então acaba dependendo muito da família e amigos. Por isso a atenção deve ser redobrada.
Principalmente em relação á saúde. Assim como toda gestação, deve ter o acompanhamento médico, o famoso pré-natal, afinal muitas garotas ainda estão sofrendo alterações no corpo, o que a gravidez pode atrapalhar.
O apoio de pessoas próximas é muito importante, dar bronca não vai adiantar, pois o que já ta feita não tem volta. Então ajude, pois a mesma situação poderia estar acontecendo com você.

Problema Mundial
A gravidez na adolescência é um problema mundial, pois atinge principalmente a classe social mais carente e de menor escolaridade, sendo na maioria das vezes não planejada. Meninas muito novas engravidam e na verdade ainda são verdadeiras crianças para terem filhos, os corpos ainda estão em formação não estão prontos pra uma gravidez, que pode prejudicar muito a vida dessas meninas no futuro e ao mesmo tempo ocorrerem diversos riscos na hora do parto. O corpo na idade perfeita para ter filhos é depois do 18 anos a 30 anos de idade.
Antigamente as mulheres tinham filhos quando eram muito novas também, mas era do dentro do casamento, coisa que hoje não é mais assim, as meninas engravidam fora do casamento e são praticamente obrigadas a morar junto, mas isso não é o pior motivo, meninas que engravidam num período muito próximo ao de sua primeira menstruação podem ter vários riscos de gestação devido à imaturidade da vascularização uterina, causando partos prematuros ou uma placenta insuficiente, pré-eclampsia ou eclampsia, anemia, infecção urinária ou vaginal, etc.
Porém esta faixa etária coincide com a maior não aceitação da gestação, e adolescentes não tem abertura como de uma mulher adulta, fazendo que o parto seja uma cesariana causando mais riscos ainda a uma jovem menina.

Como evitar uma gravidez indesejável na adolescência

A adolescência é uma fase de transformações na vida de uma pessoa, tanto psicológicas como físicas. É nesse período que ela começa a fazer descoberta e desenvolve a atração pelo sexo opostos. Os primeiros namoros acontecem nessa faixa etária e a maioria já vem acompanhada das relações sexuais.
Apesar das informações serem divulgadas continuamente através dos meios de comunicação, família e escola, várias adolescentes ficam grávidas e argumentam que desconheciam os perigos. Esse fato causa uma série de modificações na vida da jovem, muitas vezes ela se vê obrigada a abandonar os estudos para cuidar do filho.
A melhor forma de evitar uma gravidez precoce é investindo na prevenção, assim é fundamental usar algum método contraceptivo. A pílula é eficaz para evitar a gravidez, mas não protege o organismo das DTS, então use camisinha.

Cuidados

A gravidez na adolescência está cada vez mais constante na sociedade, e isso tudo porque os adolescentes estão iniciando a vida sexual muito cedo.
A gravidez precoce envolve mais do que problemas físicos, envolvem principalmente o psicológico dos jovens. É um problema gerando outro, pois uma garota não está preparada pra formar uma família, isso quer dizer que ela vai ser mãe solteira; e justamente por ser jovem provavelmente não tenha uma renda fixa, e para cuidas da nova vida gerada, terá que parar de estudar, ou estudar menos, e isso tudo gera uma mãe solteira sem emprego e sem um futuro muito promissor já que nem ao menos pode estudar.
Por esses e muitos outros motivos que se eu citasse ficaria aqui escrevendo por um bom tempo, é recomendável o dialogo entres os pais, professores e os jovens. Afinal, quanto maior o conhecimento do assunto, maior são as chances de os jovens se cuidarem e se prevenirem.
E esse problema é tanto da garota como do rapaz, afinal, ele também terá de cuidar, e de sustentar a criança, independente de morar ou não com a mãe da dela. Então, a solução é se cuidar! Se você já é mãe ou pai adolescente, cuide se para não ser novamente. Agora se você não é, previna-se e de valor a sua adolescência.

Esconder ou não Esconder?

Você pode sim esconder sua gravidez, mas ao escondê-la poderá colocar sua vida e a vida de seu filho (a) em risco, ou seja, utilizar calças jeans ou até mesmo cinta machucará seu feto, onde poderá nascer com seqüelas. Se você engravidou, em sua adolescência, não tenha vergonha, pois conheço muitas garotas que conseguiram levantar a cabeça e nem ligou para os que os ‘outros’ acharam, ou melhor, comentaram. Pense nisso: ‘Da mesma maneira que entrou, vai ter que sair!”“.
Então, não adianta chorar pelo leite derramado, aproveite o máximo de sua gravidez, pois é um belo tempo que a mulher tem com o seu filho (a), sendo que você deve ir ao médico fazer todos os exames necessários para que você tenha uma boa gravidez.
Você já pode ter ouvido falar de diversas meninas que conseguiram esconder a gravidez até o momento do parto, sendo que para estas faltaram é bom senso e responsabilidade, você vacilou uma vez, não erre novamente.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Obrigado por fazer este comentário, felicidades. Marcelo.