Portal Jesus Consagrado.com - Site e Blogs

O BLOG DE MARIA BLOG PRODUZIDO PELO PORTAL JC.com

22 de abril de 2012

O que é Trombose?





O que é Trombose?


Sinônimos: Trombose venosa profunda, coágulos sanguíneos nas pernas
A trombose venosa profunda é a formação de um coágulo sanguíneo em uma veia localizada no interior de uma parte do corpo, geralmente nas pernas.


Causas

A trombose venosa profunda (TVP) afeta principalmente as veias grandes no segmento inferior das pernas e das coxas. O coágulo pode bloquear o fluxo sanguíneo e causar inchaço e dor. Quando um coágulo se desprende e se movimenta na corrente sanguínea, é chamado de embolia. Uma embolia pode ficar presa no cérebro, nos pulmões, no coração ou em outra área, levando a lesões graves.
Os coágulos de sangue podem se formar quando algo retarda ou altera o fluxo de sangue nas veias. Os fatores de risco incluem:

Após um cateter de marcapasso ter sido passado através da veia na virilha
Repouso absoluto
Hábito de fumar
Histórico familiar de coágulos sanguíneos
Fraturas na pélvis ou nas pernas
Parto nos últimos 6 meses
Insuficiência cardíaca
Obesidade
Cirurgia recente (especialmente cirurgia de quadril, joelho ou cirurgia pélvica feminina)
Glóbulos sanguíneos em excesso sendo produzidos pela medula óssea (policitemia vera), tornando o sangue mais denso e lento do que o normal


Você também tem mais probabilidade de desenvolver TVP se você tiver alguma das seguintes condições:

Sangue que tem mais propensão de coagular (hipercoagulabilidade)
Câncer
Tomar estrogênios ou pílulas anticoncepcionais. Este risco é ainda maior se você fumar.
As TVPs são mais comuns em adultos com mais de 60 anos, mas podem ocorrer em qualquer idade.
Ficar sentado por períodos longos ao viajar pode aumentar o risco de TVPs. É mais provável quando um ou mais dos fatores de risco listados acima também estejam presentes.


Exames


Seu médico realizará um exame físico. O exame pode mostrar uma perna vermelha, inchada ou sensível.

Os seguintes testes podem ser feitos:

Exame de sangue de dímeroD
Exame de ultrassom Doppler das pernas
Pletismografia (medição do fluxo sanguíneo) das pernas
Raio X para mostrar as veias na área afetada (venografia)

Exames de sangue podem ser feitos para verificar se há mais chance de coagulação de sangue (hipercoagulabilidade). Esses testes incluem:

Resistência à proteína C ativada (verifica se há a mutação do fator V de Leiden)
Níveis de antitrombina III
Anticorpos antifosfolipídeos
Teste genético para procurar mutações que tornem você mais suscetível a desenvolver coágulos sanguíneos, como a mutação G20210A da protrombina
Anticoagulantes de lúpus ou •
Níveis de proteína C e S
Triagem para coagulação intravascular disseminada (CIVD)
Esta lista não abrange tudo.

Sintomas de Trombose

Alterações na cor da pele (vermelhidão) em uma perna
Aumento de calor em uma perna
Dor em uma perna
Sensibilidade em uma perna
Pele que parece quente ao toque
Inchaço (edema) em uma perna

Buscando ajuda médica

Consulte um profissional da área da saúde se tiver sintomas de TVP.
Vá para o pronto-socorro ou ligue para o número de emergência local (como 192) se você tiver TVP ou apresentar dor no peito, dificuldade para respirar, tosse com sangue, desmaio, perda de consciência ou outros sintomas graves.


Tratamento de Trombose

Seu médico receitará um medicamento para afinar seu sangue (chamado anticoagulante). Isso evitará que se formem mais coágulos ou que os antigos fiquem maiores. Essas drogas não podem dissolver coágulos existentes.
A heparina é geralmente a primeira droga ministrada.

Se a heparina for ministrada por via intravenosa (IV), você deverá ficar no hospital.
Formas mais novas de heparina podem ser ministradas por injeção uma ou duas vezes por dia. É possível que você não precise ser hospitalizado, ou tenha de ficar pouco tempo, se for prescrita esta forma mais nova de heparina. Uma droga chamada varfarina (Coumadin) geralmente é iniciada junto com a heparina.
A ingestão de varfarina é via oral. Ela leva alguns dias para fazer efeito total.
A heparina não deve ser interrompida até a varfarina ter sido ministrada na dose correta por, pelo menos, 2 dias.
Você provavelmente tomará varfarina por, pelo menos, 3 meses. Algumas pessoas devem tomá-la pelo resto de suas vidas, dependendo do risco de ter outro coágulo.
Quando estiver tomando varfarina, você terá mais propensão à hemorragia, mesmo em atividades com as quais esteja acostumado.
Alterar o modo de tomar a varfarina, tomar determinados medicamentos e ingerir certos alimentos podem alterar o modo como a varfarina funciona em seu corpo. Se isso ocorrer, você poderá ter mais propensão a ter formação de coágulo ou problemas de hemorragia. Nunca interrompa a medicação nem altere a dose sem consultar o seu médico.

Se você estiver tomando varfarina:

Tome o medicamento da maneira prescrita por seu médico
Consulte o médico para saber o que fazer se você esquecer-se de tomar uma dose
Você precisará fazer exames de sangue com frequência para se certificar de que está tomando a dose certa

O médico prescreverá meias de compressão para usar em ambas as pernas ou em uma delas. As meias de compressão melhoram o fluxo sanguíneo das pernas e reduzem o risco de ter coágulos sanguíneos. É importante usá-las todos os dias.

Em casos raros, pode ser necessária uma cirurgia se os medicamentos não funcionarem. A cirurgia pode envolver:

Colocação de um filtro na maior veia do corpo para impedir que coágulos sanguíneos se desloquem para os pulmões
Remoção de um coágulo sanguíneo grande da veia ou injeção de medicamentos trombolíticos

Expectativas


Muitas TVPs desaparecem sem nenhum problema, mas elas podem retornar. Algumas pessoas podem ter dor e inchaço por longo tempo nas pernas, conhecido como síndrome pós-flebítica. Usar meias apertadas (compressão) durante e após a TVP pode ajudar a prevenir este problema.
Há mais probabilidade de que os coágulos sanguíneos se desprendam e causem embolia pulmonar (EP) do que se formem na parte inferior das pernas ou em outras partes do corpo.

Complicações possíveis


Um coágulo sanguíneo pode desprender-se da perna e deslocar-se para os pulmões (embolia pulmonar) ou para qualquer outro local do corpo, podendo colocar sua vida em risco. O tratamento rápido de TVP ajuda a prevenir esse problema.
A síndrome pós-flebítica se refere a inchaço de longo tempo (edema) na perna que teve a trombose venosa profunda. Alterações na cor da pele e dor também podem estar presentes. Esses sintomas podem ser notados imediatamente ou não se desenvolver por um ou mais anos depois disso. Este problema é chamado síndrome pós-trombótica.

Prevenção


Use as meias de compressão que seu médico prescreveu. Elas melhorarão o fluxo sanguíneo em suas pernas e reduzirão o risco de ter coágulos sanguíneos.
Os médicos podem prescrever anticoagulantes para ajudar a prevenir a TVP em pessoas com risco alto ou naquelas que estiverem sendo submetidas a uma cirurgia de alto risco.
Movimentar suas pernas com frequência durante longas viagens de avião ou automóvel ou em outras situações nas quais você fica sentado ou deitado por longos períodos pode ajudar a prevenir a TVP. As pessoas com alto risco de coágulos sanguíneos podem precisar de injeções de heparina quando estiverem em um vôo que dura mais que 4 horas.
Não fume. Se você fuma, pare. As mulheres que estiverem tomando pílulas anticoncepcionais ou estrogênio devem parar de fumar. Consulte: Fumar - dicas sobre como parar


Fontes e referências:

Geerts WH, Berggvist D, Pineo GF, et al. American College of Chest Physicians. Prevention of venous thromboembolism: American College of Chest Physicians Evidence-Based Clinical Practice Guidelines (8th Edition). Chest. 2008;133(6 Suppl):381S-453S.
Snow V, Qaseem A, Barry P, et al. Management of venous thromboembolism: a clinical practice guideline from the American College of Physicians and the American Academy of Family Physicians. Ann Intern Med. 2007; 146(3): 204-210

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Obrigado por fazer este comentário, felicidades. Marcelo.