Portal Jesus Consagrado.com - Site e Blogs

O BLOG DE MARIA BLOG PRODUZIDO PELO PORTAL JC.com

30 de abril de 2012

Qualidades e Defeitos




Pontos de Destaque

AMIZADE

Amizade é ajuda recíproca para o mútuo aperfeiçoamento.
Os verdadeiros amigos caminham juntos, crescem juntos e juntos se aperfeiçoam. A amizade é uma forma de amor que nos leva a buscar o outro para construí-lo e fazê-lo feliz.

AUTENTICIDADE

Ser autêntico é ter a coragem de agir sempre de acordo com as próprias ideias esclarecidas e bem fundamentadas. Quanto à moralidade dos meus atos, tenho que prestar contas a Deus e a minha própria consciência e a ninguém mais.

AVAREZA

O avarento a tudo se agarra e acaba sendo escravo dos próprios desejos e dos bens que possui, o qual busca, como fim último de sua vida.
Na ânsia de ter, o homem se esquece de ser. Passa pela vida tendo tudo e termina sendo nada. O que se perpétua é o bem que fazemos e não as riquezas materiais que deixamos acumuladas.
Na ânsia do ter, encontra-se o vazio do ser.

CALÚNIA

Não dar importância à calúnia; a melhor defesa contra ela e a resposta mais correta aos caluniadores é prosseguir no caminho do bem.

CIÚME

Dominar o ciúme, pois é sempre causa de rancor e ressentimentos. O ciumento sofre e faz sofrer; é infeliz e causa infelicidade.
Para evitar o ciúme é bom amar e deixar o outro ser livre; amar as pessoas e alegrar-se, porque outras pessoas amam aqueles a quem nós queremos bem.

CONSCIÊNCIA

Não se preocupar-se com aquilo que os outros pensam ou falam a nosso respeito. O essencial é aquilo que sou diante de Deus e perante minha própria consciência. Sou o que sou e não o que os outros pensam ou falam a meu respeito.

GENEROSIDADE

O homem que sobe e vence na vida, que cultiva a generosidade e a nada se prende, assemelha-se à águia que conquista a liberdade ganhando as alturas com força das próprias asas.
Compartilhar o que temos e dar do que somos; não pensar em merecimento, não desejar elogios, nem esperar reconhecimento.

GRATIDÃO

Abrir o coração para a gratidão. A gratidão cria, em nós, delicadeza e sensibilidade para ver e valorizar todo o bem que nos acontece e a variedade de benefícios que recebemos. Quem agradece se alegra e se enriquece. O ingrato se queixa de tudo e de todos. Quem é grato nada tem a lamentar, só encontra razões para agradecer.
Lamentamos o que perdemos, ficamos impossibilitados de dar valor e usufruir o que possuímos. Ao chorar as trevas, nossas lágrimas nos impedem ver o brilho da luz.

INVEJA

Evitemos a inveja: desejo de ter o que pertence aos outros, acompanhado de um sentimento de tristeza. O invejoso é algoz e vítima de si mesmo, está abrindo sepultura para enterrar a própria felicidade.
Um meio para combater a inveja é sentir-se feliz com a felicidade alheia e alegrar-se com o sucesso dos outros; louvar e agradecer a Deus por todo o bem que vemos nas pessoas às quais invejamos.


Nenhum comentário :

Postar um comentário

Obrigado por fazer este comentário, felicidades. Marcelo.