Portal Jesus Consagrado.com - Site e Blogs

O BLOG DE MARIA BLOG PRODUZIDO PELO PORTAL JC.com

5 de abril de 2012

Conheça as causas do tique nervoso.

.
Conheça as causas do tique nervoso
.
Por Ana Beatriz B. Silva e*Dr. Walker Rodrigues
.
Quem não se lembra de já ter ouvido ou até mesmo cantado o refrão: “Isso me dá tique-tique nervoso, tique-tique nervoso, tique-tique nervoso...” com Kid Vinil na década de 80? Apesar do bom humor com que o problema é retratado na música, pessoas que possuem os chamados ‘tiques’ sofrem com o problema, muitas vezes, durante anos, afetando sua auto-estima, o que acaba interferindo em sua vida social, profissional e afetiva.
.
O tique é um movimento motor involuntário, rápido, não ritmado, pois ocorre em intervalos de tempo variados, sem seguir um padrão, podendo também se apresentar como uma vocalização súbita.
.
Comumente, no dia-a-dia, encontramos pessoas que possuem algum tipo de tique, como por exemplo: piscar os olhos de maneira incomum, caretas faciais, fungados, contrair o pescoço, encolher os ombros, pigarro, grunhir, bufar (esses três últimos, tiques vocais) e tantos outros que são classificados como formas simples.
.
Um grupo menor de pessoas é portador da forma mais complexa que inclui saltar, bater em si mesmo, bater o pé, cheirar objetos, vocalizações explosivas e repetitivas, Dentre essas vocalizações encontramos nomes complicados, tais como a coprolalia (uso de palavras ou frases obscenas e constrangedoras), palilalia (repetição dos próprios sons ou palavras) e a ecolalia (repetição da última palavra, som ou frase ouvida).
.
Conforme retrata a música citada no início, o estresse pode ser um fator exacerbado dos tiques, enquanto que algumas atividades que exijam concentração como ler, por exemplo, atenuam os mesmos.
.
Os tiques não devem ser confundidos com as compulsões (popularmente conhecidas como manias), já que estas visam neutralizar a ansiedade resultante de uma obsessão (pensamentos ruins e intrusivos). Na realidade os tiques não seguem este padrão.
.
Dr. Walker Rodrigues da Cunha é médico, conferencista e faz parte da equipe da clínica Medicina do Comportamento – RJ.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Obrigado por fazer este comentário, felicidades. Marcelo.