Portal Jesus Consagrado.com - Site e Blogs

O BLOG DE MARIA BLOG PRODUZIDO PELO PORTAL JC.com

24 de abril de 2012

A Timidez é Medo ou Ansiedade?





A Timidez é Medo ou Ansiedade?

Vencer a Timidez e a Ansiedade Social.

Tecnicamente, timidez é ansiedade em situações sociais. Quando se fala em ansiedade pensa-se em uma condição médica, uma doença. A timidez seria uma doença?
Vejamos primeiro a diferença entre medo e ansiedade.
*Medo. Características:

– apreensão ante ameaça real, objetiva,
– risco de lesão física ou perda da vida.

*Ansiedade. Características:
– desconforto, no qual predomina apreensão, ante ameaça vista com os “olhos da imaginação”,
– risco vago, com ou sem lesão física.

Contudo, a palavra “medo” está consagrada pelo uso, seja para descrever a timidez, seja para descrever uma situação em que a pessoa se sente ameaçada a despeito da ausência de ameaça real. Isso ocorre mesmo em publicações médicas. Eu também a utilizo neste site.

Ansiedade “normal”
– Embora pareça paradoxal, a medicina encara a maioria das ansiedades como normais. Para ser uma condição médica a ansiedade precisa atender a determinados critérios, tais como:

*ocorrer na maioria dos dias num período mínimo de 6 meses;
* apresentar pelo menos três dos seguintes sinais e sintomas: irritabilidade, fatigabilidade, inquietação, tensão muscular, distúrbio do sono, dificuldade de concentração.

O indivíduo médio apresenta ansiedade normal

– É considerado normal que pessoas se sintam ameaçadas onde não existe perigo real, desde que isso ocorra ocasionalmente ou em circunstâncias específicas, e desde que não haja prejuízo significativo. A maioria das pessoas tímidas contribui para formar esse padrão médio. Entre quarenta e cinqüenta por cento da população mundial se enquadram nos critérios de diagnóstico da timidez, em suas muitas apresentações.

As pessoas portadoras de Timidez não são consideradas doentes, não apresentam transtornos mentais, pelos critérios médicos. A Classificação Internacional de Doenças, elaborada pela Organização Mundial de Saúde, só classifica como transtorno os quadros mais extremos de ansiedade em situações sociais. Exemplo: Fobia Social/Ansiedade Social.

A Timidez é uma ocorrências comum e está ligada a situações específicas. Exemplo: não é considerada doente a pessoa que fica um pouco tensa, com a respiração descompassada, o coração acelerado, ou mesmo que apresenta distúrbio psicossomático como diarréia ou micções freqüentes, antes de certas situações, como falar em público, entrar no palco, começar uma prova de concurso, desde que essas manifestações de ansiedade passem e não prejudiquem o discurso ou o desempenho.

Angústia e Ansiedade

Angústia

– A angústia não é o mesmo que ansiedade. Ansiedade é um quadro de apreensão; angústia, um quadro de dor. A melhor definição da angústia é sensação de sofrimento por razões desconhecidas.

O processo da angústia é semelhante ao da ansiedade. Quase sempre as verdadeiras causas de nossas angústias são diferentes do que imaginamos. Exemplo: candidatei-me àquele emprego e estou angustiado com a resposta. Está certa a afirmativa? Está errada. A causa pode estar em sentenças do autoconceito, como: “Não suporto a incerteza.”, “Os outros são mais preparados que eu.”, “Tudo é mais difícil para mim do que para os outros”.

Por isso, tal como na ansiedade, em geral as causas da angústia são desconhecidas. O que pensamos ser a causa nada mais é que sintoma de aspectos do autoconceito em determinadas situações.

Ansiedade e angústia podem vir juntas ou separadas na mesma pessoa. Exemplo: quem sofre de Fobia Social/Ansiedade Social pode sentir apreensão e angústia durante os ataques de ansiedade e certa angústia enquanto vive a expectativa de outro ataque. A pessoa tímida pode ter sentimentos parecidos em relação à sua timidez.

Ruy Miranda

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Obrigado por fazer este comentário, felicidades. Marcelo.