Portal Jesus Consagrado.com - Site e Blogs

O BLOG DE MARIA BLOG PRODUZIDO PELO PORTAL JC.com

8 de junho de 2012

Paróquia São José Celebra a Festa do Corpo e Sangue de Cristo


Paróquia São José Celebra a Festa do Corpo e Sangue de Cristo

A beleza da solenidade deste dia (07/06 – Corpo e Sangue de Cristo) está no amor de nosso Irmão Maior (Jesus Cristo), que doou sua vida pela humanidade.
Nosso Senhor nos deixou como memorial, para que, repetindo seu gesto de partilha de comida e de bebida, tivéssemos a certeza de que Ele, ressuscitado, continua no meio de nós.
De acordo com o que disse padre João Disner (Pároco de São José), “Que todos nós possamos testemunhar publicamente nossa fé em Jesus Cristo”. Assim seja!






Montagem do tapete

Comunidade da Paróquia de São José
participou ativamente

deste grande dia dedicado a Jesus Cristo.








A MISSA




A procissão com o Santíssimo é a expressão pública de nossa fé. Cristo Eucarístico quer caminhar nas ruas de nossa cidade e estender sobre as pessoas a proteção e as bênçãos divinas.












Festa de Corpus Christi


Buscando realçar a presença real de Cristo na Eucaristia e atendendo a visões da Freira Juliana de Mont Cornillon, o Papa Urbano IV institui a festa de Corpus Christi com a promulgação da bula “Transiturus” no dia 11 de agosto de 1264.
A data é celebrada na primeira quinta feira depois da festa da Santíssima Trindade, é para nós católicos uma extraordinária solenidade em honra do Corpo do Senhor.
Nesta data é confeccionado pelos fiéis o Tapete de Corpus Christi para a procissão do Santíssimo Sacramento utilizando-se de materiais como borra de café, farinha, areia, serragem entre outros.
O Código de Direito Canônico (cânon 944) pede para que nesta data haja testemunho público de veneração à santíssima eucaristia em procissão pelas vias públicas. Nesta festa somos levados a refletir nossa relação com a eucaristia e aprofundar a nossa fé neste mistério.
Se da mesma forma como nos empenhamos para a confecção do tapete, nos empenhássemos na participação da Santa Missa e da Adoração eucarística com certeza este sacramento não seria apenas um preceito como tem sido na vida de muitos católicos.
A eucaristia segundo o Papa João Paulo II é o “centro e a vida da Igreja”, logo quem não tem um profundo amor e uma busca perene a este sacramento não possui a vida que se deveria viver.
São Paulo escrevendo aos Coríntios diz que há existência de muitos adoentados, fracos e mortos na comunidade é consequência de se comer e beber sem distinguir o corpo e o sangue de Cristo.
A missa televisionada é sem dúvida uma oportunidade de participar da mesa da palavra apresentada na liturgia, porém não substitui a presença na celebração da eucaristia na comunidade.
Para nós católicos a eucaristia deveria ser mais que um preceito que temos que observar, mas um encontro com o Cristo ressuscitado.
Jesus nos deixou este ensinamento “Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna; e eu o ressuscitarei no último dia”.
“Pois a minha carne é verdadeiramente uma comida e o meu sangue verdadeiramente uma bebida”. (Cf. Jo 6 53-55). O excesso na comida e na bebida tem levado o homem moderno a obesidade e a embriaguez, e para muitos se tornou uma dependência tanto comer muito como beber muito.
Porém o homem esqueceu-se da verdadeira carne e da verdadeira bebida a qual devemos ser “dependentes” para ganhar a vida eterna. Nós católicos temos por fundamento da nossa fé a tradição, a escritura e o magistério.
Uma afirma a outra, e em todas encontramos o apelo à veneração, adoração e participação da eucaristia. “Perseveravam eles na doutrina dos apóstolos, nas reuniões em comum, na fração do pão e nas orações” (Cf. At 2,42).
Uma das características que evidenciaram a vinda do Espírito Santo foi à perseverança na doutrina dos apóstolos, doutrina esta que até os dias de hoje se observa e se conserva na Igreja Católica, assim podemos afirmar que não existe Pentecostes sem a observação da doutrina dos apóstolos e esta doutrina ainda hoje ensina que é mandamento da Igreja “Participar da missa inteira nos domingos e outras festas de guarda e abster-se de ocupações de trabalho”.
Que nesta festa de Corpus Christi, sejamos levados a olhar para a eucaristia como memorial, presença e sacrifício de Cristo.
“Quem quer muitas graças deve ir sempre ao sacrário rezar, quem quer poucas graças deve ir poucas vezes ao sacrário, e quem não quer nenhuma graça não deve ir nunca.” (São João Bosco).

Por Paulo Batista
Coordenador Diocesano do Ministério de Pregação da RCC/FOZ


TEXTO - MONTAGEM - FOTOS - BLOGS SÃO JOSÉ

CONFIRA MAIS ASSUNTOS EM NOSSOS BLOGS

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Obrigado por fazer este comentário, felicidades. Marcelo.