Portal Jesus Consagrado.com - Site e Blogs

O BLOG DE MARIA BLOG PRODUZIDO PELO PORTAL JC.com

14 de junho de 2012

São José das Palmeiras Promove o 3º Encontro do Curso Para Liderança


São José das Palmeiras Promove o 3º Encontro do Curso Para Liderança

Nos dias 13 e 14 de junho, São José, realiza o 3º Módulo do curso, que iniciou no mês de maio, com o tema PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO DE LIDERANÇA.

O Programa de Desenvolvimento de Liderança, é desenvolvido pela FAEP SENAR em parceria com o Município, e é organizado pela Secretaria Municipal de Assistência Social.




Segundo informações do Instrutor Edson Boles Batista (FAEP SENAR), este terceiro módulo está sendo abordado os seguintes temas:

AMBIENTE – (Contexto que Envolve o Desenvolvimento da Liderança);


PERFIL DO LÍDER.


O curso será finalizado nos dias 26 e 27 de junho, onde serão abordados os temas:

ARTICULAÇÃO;

MOBILIZAÇÃO;

CONSTITUIÇÃO DE PARCERIAS.



O Instrutor do SENAR-PR Edson Boles Batista destacou anteriormente que o curso tem por objetivo “Instrumentalizar os participantes a desenvolverem a liderança de uma maneira mais eficaz, dentro das Instituições que atuam.”.

O curso terá continuação e depois os participantes serão convidados a participar dos cursos de Comunicação e Oratória.


SENAR - O que é?

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural - SENAR - Administração Central, foi criado pela Lei Federal nº 8315, de 23 de dezembro de 1991 e regulamentado pelo Decreto nº 566/92, de 10 de junho de 1992, com o objetivo de organizar, administrar e executar no território brasileiro o ensino da formação profissional rural e a promoção social do trabalhador rural.
Em caráter provisório o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural - Administração Regional do Estado do Paraná - SENAR-PR, iniciou suas atividades em 1993, através de convênio entre a Confederação Nacional de Agricultura - CNA e a Federação da Agricultura do Estado do Paraná - FAEP, onde surgiram e se desenvolveram os primeiros programas de cursos.

Desde o início de suas atividades, o SENAR-PR estabeleceu seu programa de trabalho fundamentando-se em alguns princípios estabelecidos em suas Diretrizes de Ação e que permanecem até os dias atuais. São os seguintes estes princípios:

Atingir a grande massa de trabalhadores rurais;

Priorizar a qualificação dos que se encontram em estágios mais atrasados em cada segmento;

Mobilizar todo potencial da sociedade organizada, tais como; sindicatos, cooperativas, estabelecimentos de ensino, pesquisa, fabricantes e distribuidores de insumos, máquinas e equipamentos, órgãos do Governo e entidades privadas, estabelecendo acordos de cooperação para trabalhos conjuntos;

Maximizar os resultados dos recursos financeiros disponíveis, procurando utilizá-los num modelo de gestão de baixos custos fixos, privilegiando as atividades fins;

Ações de formação profissional modulares, com alta capilaridade, propiciando igualdade de oportunidades;

Combinar qualificação com promoção social, de forma a orientar o trabalhador/produtor a tirar o melhor proveito econômico e social de seu trabalho e/ou de sua propriedade.

Baseado nestes princípios, a preocupação do SENAR-PR centrou-se, inicialmente, na figura do trabalhador rural, tanto que o primeiro curso realizado foi o de aplicação de agrotóxicos, mediante parceria com a Andef, visando reduzir os casos de intoxicação e mortes e evitar danos ao meio ambiente pelo uso incorreto de defensivos agrícolas. Paralelamente a este, tendo como parceira a empresa New Holland, foram desenvolvidos os cursos para operadores de tratores e colheitadeiras. As atividades e o rol de cursos promovidos foram então efetivados segundo a demanda do mercado, sendo ano a ano acrescentados novos cursos à sua programação até que o agravamento da crise na agricultura levou o SENAR-PR a redefinir as prioridades. Passou então, a enfatizar cursos voltados para a área de administração rural, não apenas com o intuito de proporcionar aos trabalhadores e produtores rurais melhores instrumentos de gestão, mas também, por uma questão de racionalização operativa, criar a demanda, visando à preparação de mão-de-obra para a maximização de resultados da produção.

Na Promoção Social, visando a melhoria da qualidade de vida da comunidade rural, promove ações como o Programa Agrinho, que se tornou, ao longo dos anos, em um compromisso institucional, face ao seu alcance junto às comunidades. A estratégia básica deste Programa foi centrada no repasse de orientações e conscientização de crianças e jovens sobre temas como saúde, cidadania, meio ambiente, trabalho e consumo, com a certeza que eles disseminam aos seus pais os conhecimentos recebidos.




Toda a execução da programação do SENAR-PR foi centrada na premissa da parceria. Desta maneira desde sua criação, tem firmado convênios com a Federação da Agricultura de Estado do Paraná - FAEP e os Sindicatos Rurais Patronais nos diversos municípios paranaenses, ficando os mesmos responsáveis pela mobilização e inscrição dos participantes, de forma a viabilizar os eventos previstos no planejamento anual.


Mais recentemente, também a Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Paraná - FETAEP passou a engajar-se nesse esforço.

Associou-se, assim, a diversas instituições públicas e privadas, bem como, congêneres do Sistema 'S', ampliando sua atuação com o objetivo de apoiar a transformação da propriedade rural e com vistas a promover o desenvolvimento social e tecnológico do trabalhador, produtor rural e suas famílias, tendo elegido como pontos prioritários:

Geração de emprego e renda;
Higiene e segurança;
Produtividade;
Qualidade e competitividade; Cidadania; e Meio ambiente, intensificando, assim, a oferta de cursos de qualificação e aperfeiçoamento em quase todo o setor agropecuário, com ênfase na área de gestão.


PRINCIPAIS DÚVIDAS:

O que faz o SENAR-PR?
O SENAR-PR oferece cursos e treinamentos para melhorar a produção agropecuária, a renda e a qualidade de vida da família rural paranaense.

A quem se destinam os cursos do SENAR-PR?
Podem participar dos cursos os trabalhadores rurais, os produtores rurais e suas famílias bem como os técnicos agropecuários e outros profissionais envolvidos com o meio rural.


Como participar dos cursos do SENAR-PR?

Para obter informações sobre os cursos e a disponibilidade de vagas, procure o Sindicato Rural Patronal de sua região e ou entre em contato com uma das Regionais do SENAR-PR.


Quanto custa?
Todos os cursos são gratuitos. Porém só podem participar produtores rurais, trabalhadores rurais e seus familiares. (documentos necessários para comprovação podem ser solicitados no momento da inscrição do curso)



Onde são realizados?

Os cursos são realizados em propriedades e comunidades rurais, nos Centros de Treinamentos do SENAR-PR ou qualquer outro local apropriado.


Como o SENAR-PR se mantém?

As ações do SENAR-PR são financiadas pelas contribuições de produtores rurais, empregadores e outros contribuintes, de acordo com a legislação previdenciária vigente. Os recursos também podem vir de convênios com diversos outros parceiros.

TEXTO - MONTAGEM - FOTOS - BLOGS SÃO JOSÉ

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Obrigado por fazer este comentário, felicidades. Marcelo.