Portal Jesus Consagrado.com - Site e Blogs

O BLOG DE MARIA BLOG PRODUZIDO PELO PORTAL JC.com

19 de junho de 2012

Saúde infantil: Não deixe o frio entrar!

Saúde infantil: Não deixe o frio entrar!

Pediatria alerta a alta incidência de doenças características do tempo frio e seco

No outono, os dias ficam mais frios e secos. No inverno, que se inicia no dia 20 de junho, as temperaturas ficam ainda mais baixas. Sob estas condições, os casos de crianças adoentadas crescem durante estas estações. Segundo o médico Sylvio Renan Monteiro de Barros, da MBA Pediatria, clínica especializada em saúde infantil, essa alta incidência de doenças é (re) confirmada todos os anos. “A pergunta que recebo em meu consultório com mais frequência durante este período mais frio refere-se aos cuidados que os pais devem tomar com os baixinhos durante as temperaturas mais baixas”, compartilha.

O outono – e no inverno não é muito diferente – é marcado pelo tempo seco, maior nível de poluição atmosférica e por mudanças abruptas na temperatura em um só dia e, para tentar proteger as crianças das doenças mais prevalentes nesta estação, Sylvio Renan destaca algumas dicas preventivas: “Neste cenário, somado ao fato de os ambientes ficarem mais fechados e consequentemente menos arejados, é fácil a disseminação de doenças transmitidas em locais fechados, como viroses, crises alérgicas e infecções respiratórias (gripes e resfriados)”, explica o profissional membro da Sociedade Brasileira de Pediatria.
Autor do livro “Seu bebê em perguntas e respostas – Do nascimento aos 12 meses”, o pediatra ressalta que para se evitar tal propagação, é indicado que os ambientes sejam bem arejados. “Não falo que as janelas devam ficar totalmente abertas à passagem do vento gelado, mas é necessária uma brecha para a abertura da passagem e saída do ar, diminuindo a chance do alojamento de vírus e bactérias. Basta que não se feche a janela de vidro inteira, deixando arejar um pouco através da veneziana”, aconselha.

Outro fator importante e que gera muitas dúvidas está relacionado à limpeza dos ambientes. Estes devem ser livres de sujeira e poeiras, que aumentam a probabilidade de crises alérgicas nos baixinhos, principalmente nos tempos em que as temperaturas caem bastante.

Quanto aos aquecedores, usados com maior frequência no frio, o médico diz não ver problema em utilizá-los, desde que sejam aqueles que não piorem a qualidade do ar. “Recomendo o uso de aquecedores a água ou óleo por disporem de radiadores pelo qual através dos quais o ar circula, sendo aquecido e, consequentemente, aquecendo todo o ambiente sem ressecá-lo”, complementa o doutor.

Os pais devem lembrar que é indispensável que as crianças ingiram líquidos em maior quantidade e alimentos saudáveis e, claro, sejam bem agasalhadas. Além disso, ao primeiro sinal de febre alta, tosse e ou problemas respiratórios, um médico pediatra deve ser consultado


Fonte:
http://www.melhoramiga.com.br



Nenhum comentário :

Postar um comentário

Obrigado por fazer este comentário, felicidades. Marcelo.