Portal Jesus Consagrado.com - Site e Blogs

O BLOG DE MARIA BLOG PRODUZIDO PELO PORTAL JC.com

4 de junho de 2012

Rádio Nativa FM - A rádio de São José,


Uma breve história de uma rádio de sucesso.
Feita com dedicação e amor pela profissão.

SÃO JOSÉ DAS PALMEIRAS


Informações gentilmente cedidas aos nossos blogs
pelo Diretor da Rádio Nativa FM.



Rogério Della Coletta – Diretor da Rádio


* Quando iniciou a Rádio Nativa FM?

R – A Radio Nativa FM, teve início no ano de 1986, quando foi criada a ACEPAL-Associação Cultural e Educativa de São José das Palmeiras, uma entidade sem fins lucrativos, e a emissora entrou em operação em março de 2000, após a concessão de licença emitida pela Anatel, a agência fiscalizadora do Ministério das Comunicações.


* De quem foi a iniciativa de criar a Rádio Nativa FM?

R – Durante muitos anos residi no interior do município, na Comunidade do Baixadão, e naquela época os meios de comunicação eram muito escassos e de difícil sintonia, não existia a facilidade de hoje como telefone celular, antenas parabólicas entre outros, e a carência de informações era bastante acentuada. E eu, (Rogério Della Coletta) como todos os outros agricultores daquela região e também do município, muitas vezes ficávamos sem saber os acontecimentos e, pois se trabalhava a semana inteira e as vezes até se demorava mais de 20 a 30 dias para vir a sede do município, e quando se recebiam as notícias elas já tinham acontecido e muitas oportunidades haviam se perdido. Foi então quando em 1985 o Ministério das Comunicações, abriu espaço para a criação das emissoras comunitárias em todo o país, e então percebi o quanto seria importante uma emissora em nosso município, para levar notícia, entretenimentos e acima de tudo informar de uma maneira rápida a todos os cantos do município o que se passava. Foi então quando tomei a iniciativa de criar a ACEPAL e a Nativa FM.


* Por que surgiu esse nome? Como foi feita a escolha?

R- O nome Nativa FM, surgiu na época do envio da documentação para o Ministério das Comunicações, onde se exigia um nome de fantasia para a emissora. Os exemplos dos outros municípios também tentaram achar um nome que viesse de encontro a algo daqui de nosso município, e cerca de 10 nomes foram listada entre eles Nativa FM, e foram apresentados a amigos, moradores, pessoal do comércio, funcionários públicos, professores e no final todos concordaram que o melhor seria Nativa FM, que significa que está na origem, que usa a língua materna, espontâneo, instintivo, que nasceu no lugar onde vive, que provêm de determinado lugar, ou seja, é a nossa emissora.


* Quantas pessoas colaboram na programação, nome e o programa que faz.

R - Hoje a emissora conta com os seguintes colaboradores:

Foto cedida pela Rádio Nativa FM


Rogério Della Coletta – "Eu de cá, você de lá" – das 05:00 as 07:30 de Segunda-Feira a Sábado e "Nativa na Noite" domingo das 20:00 a 21:00 h


Osnir Moscardi Fernandes - "Sucessos da manhã" – das 08:00 as 12:00 h de Segunda a Sexta-Feira, e aos Sábados das 15:30 as 19:00 horas – "Sábado premiado" e aos sábados também das 20:00 às 23:00 horas o "Nativa na noite".


Luana França - "Estação de Sucessos" – das 13:00 as 17:00 horas de Segunda a Sexta-Feira e aos Domingos das 08:00 as 12:00 h, "Manha Premiada Nativa FM"

Alexandra Nunes Marafiga – "Momento Sertanejo" – das 17:00 as 19:00 h de Segunda a Sexta-Feira e das 20:00 às 23:00 horas "Nativa na Noite" e aos sábados das 08:00 as 12:00 horas "Momento Sertanejo".


Geraldo Boi – "Domingo Alegria" - aos domingos das 14:00 as 18:00 h


Aparecido dos Santos – "Domingo Sertanejo" das 18:00 as 20:00 horas aos domingos


João Cleiton Marques - operador de som aos sábados das 13:00 as 15:30 h e aos domingos das 14:00 as 20:00 h



Ainda temos a transmissão da "Missa da Igreja Católica" aos domingos as 08:30 e também o espaço das "Igreja Evangélicas" das 13:00 as 15:30 aos sábados.

De segunda a domingo Almoçando com a Nativa com música variável e de segunda a sexta das 19:00 as 20:00 a transmissão da Voz do Brasil, e de segunda a sexta feira as 06:30 da manhã, o Programa da Emater-PR, O Homem e a Terra e aos sábados 06:30 programa da Embrapa, Prosa Rural, e em toda a programação avisos e recados.


* Qual o público mais frequente?

R – O nosso público é bastante variável, desde crianças, adolescentes, idosos, enfim está aberto a todos aqueles que gostam de informação, música e entretenimento a qualquer hora do dia, pois a programação é variável, tocando desde músicas nacionais, gospel, sertanejas e internacionais e trazendo também informações e recados de interesse da comunidade.


* Qual o papel social da Rádio?

R – A nossa emissora comunitária, tem como principal papel levar informação, entretenimento, cultura, divulgar nossos talentos locais e acima de tudo trabalhar com conteúdos de educação, saúde preventiva, direitos sociais, cultura, defesa da criança, do adolescente e da terceira Idade, entre outros tantos temas urgentes para o Brasil e para o nosso município, noticiar os acontecimentos comunitários e de utilidade pública; promover atividades educacionais e outras para a melhoria das condições de vida da população, sem vínculos de qualquer tipo, tais como: partidos políticos, instituições religiosas etc.


* Quais os desafios que a emissora enfrenta? Como faz para superá-los?

R - Nossa emissora desde o início de sua criação tem enfrentados inúmeros desafios. Quando do início da criação da ACEPAL, com o intuito da criação da rádio comunitária, nunca houve um envolvimento da população, não acreditando e não percebendo o valor de uma emissora para o município, também nunca houve participação efetiva por parte da população do município, apesar de inúmeros apelos e convites para que participem da programação da emissora, e pouca participação de entidades e representantes da comunidade. Enfim, cada dia para manter a emissora no ar é um desafio, cada dia que a emissora encerra as atividades é um desafio vencido. E conseguimos sim superar esses desafios, pois também temos colaboradores, mesmo que não participem diretamente da programação ou da ACEPAL, são pessoas simples, mas sabedoras da importância da emissora e da necessidade mantê-la no ar, pessoas estas que nos dão ânimo a cada dia, ou com palavras de carinho, ou com seu apoio cultural para nos ajudar a cobrir as despesas mensais da emissora, ou simplesmente nos ligam dos mais distantes rincão pedindo música, informação ou participando de nossas brincadeiras e isso nos mantém no ar a mais de 12 anos.


* O que espera para o futuro da Rádio Nativa FM?

R – Espero que a Nativa FM continue no ar para sempre e que quem sabe um dia consigamos a participação mais efetiva da população para que possamos colocar a nossa emissora na internet para ser ouvida no mundo todo e transformemos a nossa emissora em algo que seja um de nossos orgulhos, motivo de união, trabalho e desenvolvimento, pois com esse intuito que a mesma foi criada.


* Qual a mensagem que deixa para a população de são José das Palmeiras?

R – Que cuidem, participem, zelem, ajudem a manter a nossa emissora no ar, pois sei que um dia eu não estarei mais lá.


-TELEFONE - ENDEREÇO - EMAIL DA RÁDIO

Rua Presidente Bernardes (centro)

R – Nativafmsjp@gmail.com (esse endereço abrimos a cada meia hora para receber mensagens e conferir noticias de interesse )

nativafmsjp@hotmail.com (este endereço é mais para comunicação via MSN)

Telefone – (45) 3259-1403 ou 8834-4388

Nossos Blogs registraram alguns momentos



A dupla - Alison Lucas e Augusto gravando no estúdio da Rádio Nativa FM.
A dupla ira se apresentar no Festival em Ouro Verde do Oeste na próxima semana.


Texto-Montagem-Fotos e criação BLOG SÃO JOSÉ

Nossos blogs desejam que este maravilhoso trabalho da RÁDIO NATIVA FM, se perpetue por muito tempo. São pessoas e ideias como esta que fazem a diferença. Continue sempre com este trabalho de informação e levando alegria as pessoas de São José e Região.
É gratificante ver um trabalho feito com dedicação e amor. É nas dificuldades que se conhecem as grandes pessoas e suas qualidades. Parabéns pela dedicação a este grande projeto.


CONFIRA MAIS ASSUNTOS EM NOSSOS BLOGS

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Obrigado por fazer este comentário, felicidades. Marcelo.